O grande problema dos multi-core (não só dos duais, mas dos quad também) é o mau aproveitamento dos cores adicionais. Em outras palavras, os sistemas não administram bem os duais e quads.
Logicamente, os usuários chiaram quando viram isso, seus PCs dual-core não estavam sendo tão rápidos quanto esperavam, e reclamaram com a Microsoft. Ela tratou de preparar uma atualização para corrigir o problema, porém esta só era distribuída para quem pedia, e não era disponibilizada publicamente.
Porém, numa bela manhã de sol, a Microsoft liberou esta atualização, e alguns usuários foram logo dando dicas de como se beneficiar disto.
Requerimentos do sistema:
-> WindowsXP Home, Professional ou Media Center Edition (não pode estar sendo rodado pelo VirtualPC)
-> Um PC com processador multi-core (dual-core, quad-core, opti-core…), ou um processador com processadores lógicos múltiplos (por exemplo, Pentium 4 HT)
Para processadores Intel:
Verifique se o Windows XP Hotfix Patch: KB896256 está instalado (ele não é baixado via Windows Update).
Se ele não estiver instalado, baixe-o aqui:download KB896256 XP patch.
Para processadores AMD:
Verifique se o Windows XP Hotfix Patch: KB896256 (ele não é baixado via Windows Update) e os drivers para CPUs AMD estão instalado.
Se eles não estiverem instalados, baixe-os aqui: download KB896256 XP patch e AMD CPU Driver.
Se você possui um processador AMD, instale o AMD CPU Driver,vamos instalar o patch:

Ao final, marque a caixa “No restart now”, ou “Não reiniciar agora”:

Patch instalado, vamos ao tweak que turbina o XP com dual-core:
Clique em Iniciar>>Executar…
Digite regedit e dê Enter
Vá para o local HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Contro l\Session Manager, e veja se a chave Throttle está lá. Se não estiver, crie-a, clicando com o botão direito em Session Manager e escolhendo Novo>>Chave, e nomeie-a com o nome Throttle.
Agora clique na chave Throttle que você acabou de criar. Na parte à direita, clique com o botão direito, Vá em Novo>>Valor DWORD. Nomeie-o como PerfEnablePackageIdle, e com o valor decimail 1. Um exemplo:

Fazendo isso, feche o regedit.
Agora a parte final exige uma edição no seu boot.ini. Sobre isso, existem algumas observações a se fazer:
1- Se você usa um processador AMD dual-core, e instalou os drivers de CPU AMD, o /usepmtimer (que é necessário para o correto funcionamento da otimização) será adicionado automaticamente.
2- Os processadores dual-core novos da Intel (exemplo: core 2 Duo e Pentium dual-core E2xxx) não precisam dessa alteração no boot.ini.
3- Alguns programas, como o World of Warcraft, podem sofrer instabilidades utilizando este comando (/usepmtimer). Caso tenha problemas, retire-o do seu boot.ini.
Se você não tem um C2D ou Pentium E, é necessário você fazer essa alteração no seu boot.ini. É um procedimento simples, de apenas você colocar mais um comando. Para editar seu boot.ini, clique em Meu computador com o botão direito, vá em Propriedades. Clique na aba Avançado. Na categoria Inicialização e recuperação, clique em Configurações. Clique em Editar.
Abrirá o Bloco de Notas com o arquivo boot.ini. Na última linha, depois de tudo, cole esse parâmetro: /usepmtimer
Veja o exemplo:
Basta você adicionar o comando, e salvar o documento.
Reinicie seu PC e teste seu sistema otimizado para multi-core! Teste com alguns games, programas que exigem bastante processamento e verifique os resultados.
No Windows Vista não é necessário executar este procedimento, ele já vem com essa otimização.
Atenciosamente Infortec
0 comentários:
Postar um comentário